O mercado de trabalho está mudando em uma velocidade muito rápida e todos os anos podemos contar com um novo cenário, que nem sempre é previsto pelos especialistas.
E desde a pandemia estas mudanças foram ainda mais surpreendntes. Afinal, diante deste cenário de isolamento devido à quarentena, várias empresas passaram a adotar novas metodologias no Processo Seletivo. Dentre elas a Entrevista On-line,isso mesmo, o que normalmente era feito presencialmente hoje passou a ser realizado por vídeo através de aplicativos e isso tem tirado o “sono” de profissionais que ainda não sabem como se preparar para tal tecnologia.
Lembrando que se você chegou até o momento da entrevista de emprego, já passou por algumas fases e possui chances reais de entrar na empresa, você precisa agora se destacar na entrevista de emprego! Que continua acontecendo, porém em um novo formato.
Em nosso artigo de hoje, vou fornecer algumas dicas que te ajudarão a melhor se preparar para este momento da Entrevista On-line. Confira!
No momento que o recrutador entra em contato informando agendando a entrevista, é muito importante que você anote todas as informações e tire o máximo de dúvidas, incluindo qual o aplicativo será utilizado para a entrevista em vídeo neste momento. Dentre os mais conhecidos e adotados pelas empresas estão o Skype, Zoom, Hangouts, Google Meets, Microsoft Teams, JusTalk e até mesmo Whatsapp por vídeo-chamada.
Então se você ainda não conhece, trate de pesquisar e já ficar por dentro. Como também assim que souber o aplicativo que será utilizado na entrevista, se faz necessário buscar, baixa-lo de imediato instalá-lo no seu celular, notebook ou tablet e realizar um teste para já se familiarizar com a ferramenta.
Observar o áudio e vídeo se está tudo ok. E principalmente se sua conexão de internet suporta. Isso é muito importante! Busque todas as possibilidades, se tiver que pedir um celular emprestado, peça, não corra o risco de a falta destes recursos lhe farão perder a oportunidade da entrevista.
Algumas coisas nunca mudam e uma delas é se você foi convidado a participar de uma entrevista de emprego, seja presencial ou on-line, deverá conhecer a fundo a empresa. E para isso lhe índigo pesquisar todos os canais de comunicação da empresa. Mídias sociais, sites e se possível “stalkear” o LinkedIn da empresa, e ainda seguir, curtir e comentar publicações, exatamente, e você deve se perguntar: mas porque devo fazer isso?
Porque uma das formas de gerar “Rapport” com a Recrutadora será demonstrar que conhece a empresa, sua história, produtos, cultura, e estas informações você poderá identificar através da pesquisa que realizará. Como também ao saber como funciona a empresa e sua cultura, missão, valores terá como direcionar sua postura, suas respostas e seu performance de forma estratégica e alinhada ao “Fit” Cultural da empresa, que nada mais é do que você tem as Skills e comportamentos valorizados pela organização e isso lhe dará lhe favorecerá no processo seletivo.
Uma das maiores dúvidas e desafios é a questão do Ambiente. Qual é o ideal? Afinal você está em casa e possivelmente mora com vários familiares e neste momento precisa de um lugar reservado para participar da entrevista.
É muito importante que separe um local em sua casa, de preferência seu quarto, pois assim ficará em um ambiente mais calmo e propício à concentração e sem interrupções principalmente. Se sua casa é pequena tem muito movimento, circulação de pessoas, tome a iniciativa de conversar com seus familiares e falar de sua oportunidade e que precisará da ajuda deles para manter o silencio durante a seleção. Acredito que eles entenderão e lhe apoiarão.
Aposte no “clean” um ambiente mais neutro, com uma boa iluminação e com um fundo organizado e claro. Vai lhe favorecer. Prepare todos recursos necessários, realize um último teste no seu celular, notebook ou tablet, a ferramenta que irá utilizar, cheque fones e sua conexão de internet.
Ajuste um local confortável para ficar, uma mesa de apoio para melhor apoiar seu celular se for o caso, porque na mão não dá e nem pra ficar a todo momento ajustando. Então deixe-o em um ponto fixado e observe seu enquadramento na câmera, se possível simule uma conversa com outra pessoas para ficar mais à vontade e já se familiarizar com o aplicativo. Separe um caderno e caneta para anotações e a sua garrafinha com água também será muito bem-vinda.
A forma como você se apresenta poderá pontuar a seu favor ou gerar uma impressão equivoca de você. Por isso é muito importante preocupar-se com a roupa que usará e cuidados com a sua imagem.
Independente da entrevista ser realizada por vídeo, a sua apresentação pessoal poderá fazer toda diferença. Então aposte na roupa que usaria se fosse para uma entrevista presencial, isso mesmo, quanto a isso mantem-se a mesma orientação esteja vestido para trabalhar digamos assim e não errará neste quesito. De preferência roupas mais neutras, claras tons mais monocromáticos, porém leve em consideração a sua área de atuação, se pelo o que pesquisou e observou da empresa, e cabe algo mais despojado, então pode usar algo que mais demonstre sua personalidade, mas não exagere.
Não há certo ou errado no mundo de trabalho atual, existem empresas bem informais, por exemplo. A dica é tentar se vestir de acordo com a empresa.
Até mesmo acessórios e maquiagem (no caso das mulheres) pode ir de encontro com o clima da empresa e isso causa uma primeira impressão muito boa e de destaque.
Pontualidade, naturalidade e espontaneidade estratégica é o que indico para começar bem. Lembre-se você está do outro lado da tela, mas deve agir como se estivesse na presença do entrevistador. Olhar para câmera também ajudará a gerar uma conexão com o mesmo.
Então se você já preparou tudo, o aplicativo, ambiente, apresentação pessoal e está com as informações da empresa e suas informações profissionais na ponta da língua. Não há o que temer.
Agora é o momento de melhor demonstrar ao Recrutador que você é a pessoa certa para a oportunidade. Já causou uma boa impressão mostrando que a tecnologia faz parte do seu dia a dia e que você sempre estar antenado com as mudanças e transformações que acontecem no mercado de trabalho digital.
Na entrevista é comum que os recrutadores perguntem sobre seus pontos fortes e pontos de melhorias e até mesmo o que você pode agregar para a empresa. A resposta mais comum são frases soltas, ou seja, as pessoas vão sempre falar que são pontuais, organizadas, dispostas a aprender e afins. E principalmente seu entusiasmo, identificação com a empresa e interesse pela oportunidade.
Para se destacar na entrevista de emprego, você deve ir para o lado mais prático da coisa, ao invés de falar que é muito produtivo, conte uma história de como esse seu lado ajudou em algo na empresa anterior.
Essas histórias devem ser curtas para o recrutador não cansar e não precisa inventar uma super história para impressionar; mentir nunca é a saída. Para isso antes da entrevista, separe uns 3 episódios positivos que mostrem um pouco de quem você é e do que pode fazer pela empresa, levando em consideração a expectativa da mesma sobre as entregas e resultados esperados do profissional que assumirá a posição.
Mostre que está disposto a aprender sempre. Afinal é comum que pessoas com bastante experiência, queiram mostrar que sabem muita coisa e que pode agregar muito valor e existem vagas que realmente exigem que o candidato tenha vasta experiência. Porém, é sempre válido deixar claro na entrevista que deseja aprender, mesmo com tanta experiência, ainda existe espaço para aprendizagem e acredita que essa vaga seja a oportunidade perfeita para assumir novos desafios e realizar a melhor entrega possível.